Vila Bem Me Quer

 

Na Vila Bem Me Quer vivem 8 crianças com deficiência privadas da sua família de origem por se encontrarem em situação de risco, serem vitimas de maus tratos ou negligência.

 

Esta casa procura assegurar às crianças um ambiente familiar favorável ao seu desenvolvimento promovendo a aquisição de competências básicas que lhes possibilitam viver com autonomia e desenvolver a auto-estima através das interacções sociais com o grupo, os vizinhos e a comunidade.

 

Mais do que garantir os cuidados básicos de higiene, alimentação e saúde investe-se na integração escolar, familiar (sempre que possível) e social, não sendo esquecidas as actividades lúdicas e recreativas; sessões terapêuticas de psicomotricidade, psicologia, fisioterapia e hipoterapia são realizadas de acordo com as necessidades de cada um.

Fórum Ribeira Grande 2006 Construindo Oportunidades para Todos

Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores

Home | Programa | Entidades Organizadoras e Parceiras | Sugestões | Contactos | Links

HISTORIAL

 

 

A Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores (A.P.A.C.D.A.A.) nasceu em Abril de 1976, fruto da iniciativa de pais e do empenho e generosidade de outras pessoas, vindo a constituir-se como uma resposta para as pessoas com deficiência cujas limitações não lhe permitem viver com autonomia.

 

Atendendo ao número crescente de pedidos de apoio e à exiguidade das instalações, a A.P.A.C.D.A.A. conjuntamente com a Secretaria da Solidariedade e Assuntos Sociais deram inicio ao projecto do novo centro, que veio a ser inaugurado em Abril de 2001.

 

Mediante este recurso foi possível alargar o atendimento tanto no Centro de Actividades Ocupacionais como no serviço de Apoio Residencial (Unidade Residencial e Vila Bem Me Quer).

Centro de Actividades Ocupacionais

 

No Centro de Actividades Ocupacionais são prestados serviços terapêuticos, assim como desenvolvidas actividades a 70 pessoas com deficiência moderada, grave e profunda com o objectivo de manter estas pessoas activas e valoriza-las pessoal e socialmente.

 

O programa de actividades abrange as seguintes áreas:

 

-         Ocupação e lazer

-         Jardinagem

-         Culinária

-         Preparação alimentar

-         Actividades domésticas

-         Actividade motora adaptada

-         Formação pessoal e social

-         Autonomia pessoal

-         Desporto adaptado (Atletismo, Futsal, Natação e Exploração da Natureza)

-         Actividades de expressão (plásticas e folclore)

 

Serviços de apoio:

 

-         Fisioterapia

-         Cuidados de saúde

-         Serviço social

-         Serviço de psicologia

Unidade Residencial

  

A Unidade Residencial tem capacidade para 16 utentes recebendo, actualmente, 70 jovens/ adultos em regime de rotatividade e 12 em regime de internato.

 

Com este serviço pretende-se acolher utentes durante os períodos de doença dos familiares, quando estes necessitam de se deslocar para o exterior (viagens) ou de conseguir maior disponibilidade para manter ou reencontrar o seu equilíbrio emocional.

 

Este espaço constitui-se ainda como uma alternativa temporária ou definitiva a indivíduos carentes de meio familiar saudável e estruturado.

 

Proporciona um funcionamento de rotina com a divisão de tarefas que possibilita a interajuda, cooperação e autonomia pessoal do grupo de residentes com vista a promover o seu bem-estar e gestão da vida diária.

Enter supporting content here

© 2005 Equipa de Apoio Integrado à Pessoa com Necessidades Especiais. Todos os Direitos Reservados.