Desde
de 19 de Setembro de 2005, a valência Centro de Acompanhamento e Atendimento da Pessoa com
Deficiência abriu as portas do seu ATL que se propõe a:
· Permitir a cada criança e jovem, através
da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;
· Conservar as crianças e jovens em espaços
estruturados e vigiados, onde os trabalhadores possam deixar as suas crianças fora do período escolar, sabendo que estão expostas
a menores riscos físicos e sociais do que na rua;
· Criar um ambiente propicio ao desenvolvimento
pessoal de cada criança e jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação
de cada um;
· Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/atelier,
em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;
· Possibilitar ás crianças e jovens experiências
que tenham em conta o seu ritmo individual e que permitam a construção de um projecto de vida digno e coeso;
· Promover o desenvolvimento da auto-estima,
amor-próprio, incentivando a criança a participar em actividades que visem uma partilha de tarefas e responsabilidades;
· Contribuir para o despiste de situações
de forma a adequar estratégias de intervenção, em ordem a diminuir o absentismo e insucesso escolar.
· Proporcionar aos utentes a possibilidade
de realizarem actividades terapêuticas visando o desenvolvimento de todas as suas capacidades.
Para tal, o ATL da APPDA – São Miguel e Santa Maria proporciona as seguintes
actividades, desenvolvidas por uma equipa constituída por uma psicóloga (coordenadora), duas ajudantes de reabilitação e uma
auxiliar de serviços gerais, no seguinte horário:
|
Segunda-Feira |
Terça-Feira |
Quarta-Feira |
Quinta-Feira |
Sexta-Feira |
14:00 |
Acolhimento /
Recepção |
Acolhimento /
Recepção |
Acolhimento /
Recepção |
Acolhimento /
Recepção |
Acolhimento /
Recepção |
14:30 |
Trabalho em sala
(individual e em grupo) |
Trabalho em sala
(individual e em grupo) |
Trabalho em sala
(individual e em grupo) |
Trabalho em sala
(individual e em grupo) |
Trabalho em sala
(individual e em grupo) |
15:00 |
Expressão Psicomotora |
Expressão Psicomotora |
Expressão Psicomotora |
Expressão Psicomotora |
Expressão Psicomotora |
15:30 |
Expressão Musical
/ Musicoterapia |
Atelier Artes
Plásticas |
Actividades Lúdico-Pedagógicas
Multimédia |
Expressão Musical
/ Musicoterapia |
Atelier Artes
Plásticas |
16:00 |
Lanche |
Lanche |
Lanche |
Lanche |
Lanche |
16:30 |
Estudo Acompanhado
Acompanhamento
Psicológico
Terapia Sensorial
/ Snoezelen |
Estudo Acompanhado
Acompanhamento
Psicológico
Terapia Sensorial
/ Snoezelen |
Estudo Acompanhado
Acompanhamento
Psicológico
Terapia Sensorial
/ Snoezelen |
Estudo Acompanhado
Acompanhamento
Psicológico
Terapia Sensorial
/ Snoezelen |
Estudo Acompanhado
Acompanhamento
Psicológico
Terapia Sensorial
/ Snoezelen |
17:30 |
Atelier Artes
Plásticas |
Actividades Lúdico-Pedagógicas
Multimédia |
Expressão Musical
/ Musicoterapia |
Atelier Artes
Plásticas |
Actividades Lúdico-Pedagógicas
Multimédia |
18:00 |
Actividades Lúdico-Pedagógicas
Multimédia |
Expressão Musical
/ Musicoterapia |
Atelier Artes
Plásticas |
Actividades Lúdico-Pedagógicas
Multimédia |
Expressão Musical
/ Musicoterapia |
18:30 |
Brincadeiras
/ Actividades Semi-Livre |
Brincadeira /
Actividade Semi-Livre |
Brincadeira /
Actividade Semi-Livre |
Brincadeira /
Actividade Semi-Livre |
Brincadeira /
Actividade Semi-Livre |